Produtos   >   equipamentos domesticos

forno solar
clique na foto para ampliar

Detalhe

Óptica avançada
O Sun Cook® constitui a primeira aplicação num forno solar da óptica denominada "ideal" ou "não produtora de imagem" (também chamada Compound Parabolic Concentrator ou CPC).

Configuração prática e robusta
O forno é como uma caixa na qual se colocam recipientes com a comida a ser cozinhada. É construído com polímeros recicláveis que permitem conciliar leveza e durabilidade. Possui duas pegas integradas para um transporte mais fácil. Tem duas tampas:

- a tampa exterior tem um espelho na sua face interior e tem que estar aberta quando em operação, servindo também para proteger o interior do forno quando fechada.

- a tampa interior é composta por dois vidros sobrepostos que permitem a passagem dos raios solares para o interior do forno, tanto aqueles que vêem directamente do Sol, como os que são reflectidos pelo espelho da tampa exterior.

Seguimento do Sol
O espelho lateral evita a necessidade de uma re-orientação regular para o Sol. É composto por duas metades que deslizam uma sobre a outra, pemitindo a regulação do ângulo da tampa exterior e a abertura da tampa interior sem que seja preciso retirá-lo. Pode ser utilizado em qualquer dos lados do forno, para permitir o seu uso nos hemisférios Norte e Sul.

Possibilidade de temporização da cozedura
Na sua versão normal o SUN COOK é fornecido com um relógio solar que permite programar a duração da exposição solar. Nesta situação o espelho lateral deve ser instalado de forma a que projecte sombra sobre a tampa de vidro após um periodo de tempo. Esse período pode ser programado com o relógio solar, utilizando a sua escala em horas. Esta função permite evitar que os alimentos sequem em demasia, sem que seja precisa qualquer intervenção por parte do utilizador. 

 

 

Concentração e conversão da radiação em calor
É no interior do compartimento de cozedura que se coloca o recipiente com os alimentos a cozinhar. Toda a radiação que é dirigida para dentro do forno é concentrada por espelhos e absorvida por uma chapa metálica de cor preta, colocada no fundo, que a liberta sob a forma de calor. Este calor aquece o compartimento de cozedura de uma forma muito homogénea e gradual.

Espelhos concentradores
A forma dos espelhos interiores (concentradores parabólicos complexos) contribui significativamente para a elevada eficiência do forno e para reduzir a necessidade de re-orientação regular para o Sol, uma vez que concentram toda a radiação solar significativa na chapa absorvedora que constitui o fundo do compartimento de cozedura.

Chapa absorvedora
Esta placa é metálica e tem um revestimento preto e anti-aderente, para absorver e transformar os raios solares em calor e para permitir uma fácil limpeza em caso de derrame de comida ou líquidos.

Isolamento eficaz
O compartimento de cozedura é isolado do exterior por um espesso material isolante em todas as faces da caixa e por um vidro duplo na face superior (a tampa interior). Isto permite a entrada dos raios solares mas evitando perdas de calor para o exterior.

Utilização segura
A tampa interior abre-se premindo um botão, o que impede o acesso por animais ou crianças pequenas. Quando aberta pode fixar-se no trinco existente na tampa exterior, impedindo que possa cair sobre as mão de quem esteja a aceder ao interior do forno.

 

CARACTERÍSTICAS IDEAIS
Os recipientes são revestidos, tanto no seu interior como no exterior, com o comum revestimento anti-aderente o que facilita a sua lavagem. Possuem 3 características que os tornam os mais eficientes utensílios para o SUN COOK:

- têm o exterior preto pelo que absorvem os raios solares, aquecendo, em vez de os reflectirem para fora; 

- são feitos de alumínio fino o que contribui para reduzir a inércia térmica ao mínimo (minimizam a quantidade de energia necessária  para os aquecer); 

- têm o fundo plano de forma a maximizar a superfície de contacto com a chapa de fundo do forno, a sua zona mais quente.

 

RECOMENDAÇÕES SOBRE OUTROS RECIPIENTES
Podem ser utilizados outros recipientes, mas os utilizadores devem ter em conta que, quanto mais estes de afastarem das características acima enunciadas, mais tempo demorarão os cozinhados a completarem-se.

É importante referir que recipientes com superfícies brilhantes e/ou claras, reflectem a luz provocando saída de energia do forno. Por outro lado recipientes de vidro, ou metálicos mas com tampa de vidro, são uma boa opção e têm a vantagem de permitir aos utilizadores verem o estado do cozinhado sem terem que abrir o forno. Por outro lado, devem ser evitados recipientes de barro uma vez que as suas propriedades isolantes têm o efeito de prolongar em demasia a cozedura.


MATERIAL INCLUIDO

O SUN COOK inclui os seguintes elementos:

  • Manual de instrucções em Português, Inglês, Espanhol e Francês;
  • Livro de receitas, também nos 4 idiomas referidos;
  • Tacho (diâmetro e altura: 20 x 13 cm);
  • Tabuleiro (rectangular, 40 x 26 cm);
  • Espelho lateral;
  • Relógio solar.

A versão Tropical não inclui os dois últimos elementos.



Videos:






Não é isto que procura? Use os links seguintes:

Produtos   >   equipamentos domesticos


Voltar à lista de produtos










NAO PREENCHER (anti-spam): ( deixe em branco )

Pedido de Informações
Precisa de informações adicionais? Não encontrou o que procurava? Não hesite em contactar-nos:



Conhece alguém que beneficiará da informação, produtos ou serviços disponibilizados nesta página? PARTILHE-NOS!